Dúvidas Frequentes

Com que frequência o meu resíduo orgânico será coletado?

O seu resíduo orgânico será coletado 1 vez por semana, em um dia e horário combinados. O dia de coleta varia de acordo com os bairros. Caso a sua produção de resíduos seja muito pequena, você pode optar pelo pacote residencial quinzenal.

A coleta tem hora marcada para passar na minha casa?

Praticamente, mas é muito difícil informar com exatidão o horário que a coleta passará na sua casa, já que são muitas coletas e os horários podem variar de semana para semana. Nós conseguimos informar se será no início, meio ou fim da manhã ou da tarde.

Não tenho ninguém em casa para receber o coletor, o que eu devo fazer?

Não é necessário ter alguém em casa. Basta você deixar o saco de lixo na lixeira para fora da sua casa  que faremos as coletas normalmente.

Posso trocar o dia da coleta?

Sim, podemos trocar o dia e horário da coleta, caso os dias pré-definidos não fiquem de acordo com a sua programação. Para isso, basta entrar em contato conosco por email ou telefone que encontraremos uma solução para o seu caso.

Quando eu viajar, como ficam as coletas?

Quando você for viajar é só nos informar o período em que estará fora para que o coletor não passe na sua casa e, assim que retornar, as coletas voltam ao normal. Uma sugestão é emprestar o balde para um parente, vizinho, amigo enquanto você estiver fora que nós faremos as coletas normalmente.

O balde encheu antes do dia da coleta, o que devo fazer?

Não tem problema, quando isso acontecer é só deixar o  balde bem fechado e aguardar até o dia da coleta. Quanto aos resíduos orgânicos que forem gerados nesse período, você pode separá-los em outro recipiente, que nós faremos a coleta normalmente. Se isso acontecer de forma recorrente é porque o balde está pequeno para você, nesse caso nos avise para que possamos redimensionar a sua coleta.

A cada coleta vou receber um balde novo?

Não, seria impossível transportar tantos baldes. Pensando nisso, o que fazemos é fornecer um  saco de lixo biodegradável, na cor verde, de 50 litros, para forrá-lo. Assim, a cada coleta, recolhemos o saco de lixo cheio e entregamos um novo, mas o balde continua na sua casa.

Afinal, o que é compostagem?

Compostagem é um processo biológico em que microrganismos transformam resíduos orgânicos em adubo. Atualmente, nosso processo de compostagem é realizado em baias ou células de concreto, de 1 m³ cada, chamadas composteiras, onde misturamos o resíduo orgânico com matérias secas, como a serragem, por exemplo.

Quanto tempo em média demora o processo de compostagem?

No total, o processo de compostagem dura aproximadamente 4 meses, compreendendo a fase inicial, denominada fase de degradação ativa onde atinge até 70 ℃, e a fase de maturação, na qual o composto descansa até o momento certo para você recebê-lo na sua casa.

Onde ficam as composteiras do Ciclo Limpo?

Atualmente, as nossas composteiras estão localizadas no RESIDUALL - Laboratório de Resíduos Sólidos e Compósitos, na Fazenda Experimental Lageado, na Unesp, Câmpus de Botucatu. O local é cedido pelo Prof. Dr. Alcides Lopes Leão, do Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia. Devido à sua localização privilegiada, além da compostagem propriamente dita, outros estudos e experimentos também estão sendo desenvolvidos no local.

Posso visitar as composteiras?

Claro! Para isso, só pedimos que nos mande um e-mail antes agendando dia e horário. Convidamos você a conhecer o destino dos seus resíduos!

O que posso colocar no meu balde?

Mais de 50% dos resíduos gerados na sua casa podem ir para o balde, que são a fração orgânica. Cascas e restos de frutas, verduras e legumes são os resíduos mais comuns, mas além deles você também pode colocar borra de café, filtro, saquinho de chá, guardanapo, papel toalha, folhas, flores, sementes e caroços. Alguns resíduos menos comuns são: palito de fósforo, caixa de pizza, farinha de tapioca, resíduos do apontador de lápis e por aí em diante. Caso tenha alguma dúvida, veja lista completa no nosso site (http://www.ciclolimpo.com/blog/12-o-que-pode-e-o-que-nao-pode-ir-pro-baldinho-do-ciclo-limpo) ou entre em contato conosco.

O que posso fazer com os alimentos cozidos?

Uma opção é congelá-los e só passar para o balde no dia da coleta ou no dia anterior, assim você consegue compostar todos os seus resíduos orgânicos sem ter problemas com odores dentro de casa. Se não quiser seguir esta sugestão, não esqueça de deixar seu balde muito bem tampado para evitar a proliferação de odores e vetores.

Já ouvi falar que os alimentos cítricos não podem ir para a compostagem, é verdade?

Somente quando utilizamos minhocas na compostagem é que os cítricos devem ser evitados, mas como trabalhamos com microrganismos, estes resíduos podem ser compostados sem problemas.

Qual é o tamanho do balde?

Nossos baldes são de 20 litros, o que tem sido suficiente para uma  família de até 5 pessoas, mas isso varia bastante com os hábitos alimentares de cada família. Pessoas que cozinham em casacomem muitas frutas, verduras e legumes e os vegetarianos acabam enchendo o balde mais rápido. Nesse caso, entre em contato conosco se um balde por semana não estiver sendo suficiente. O legal é que o seu balde passa a ser um reflexo da sua alimentação!

Vou ter problemas com mau cheiro ou vetores?

Se você não colocar carnes, ossos e gorduras, e evitar colocar grandes quantidades de comida cozida é muito pouco provável que você tenha algum tipo de problema com odores ou vetores. O balde vem com uma tampa que veda muito bem isolando completamente os resíduos. Outros cuidados importantes são: sempre deixar tampado e nunca deixá-lo em locais que batam sol ou chuva.

Como funcionam os brindes do Ciclo Limpo e quais são minhas opções?

Para fechar o ciclo, todo mês você pode escolher entre receber uma muda de hortaliça ou tempero, ou 1 kg de adubo. Além disso, informamos seu impacto com as contas referentes à quantidade de resíduos coletados, composto produzido e as emissões de CO2 evitadas através do relatório mensal.

Como faço para escolher a recompensa?

Todo mês mandamos uma mensagem via WhatsApp ou e-mail perguntando sobre qual brinde prefere receber.

Posso escolher um brinde diferente a cada mês?

Claro, você decide, podendo sempre escolher entre as opções do mês.

Eu posso escolher qual muda gostaria de receber?

Sim! Todo mês temos algumas opções e você pode escolher qual delas prefere receber.

E se eu preferir receber o composto?

Você recebe 1 quilo de adubo que você pode escolher entre utilizar numa plantinha nova ou numa planta que já tem em casa. Para plantar um novo vasinho com nosso adubo, sugerimos que você use numa proporção de meio a meio com uma terra mineral e no caso de uma plantinha antiga, é só aplicar uma camada superficial do composto.

Quais são as vantagens do composto do Ciclo Limpo?

Nosso adubo é cheio de microrganismos que ajudam a melhorar a estrutura física e biológica do solo. Ele não é um fertilizante e sim um condicionador do solo, ou seja, diminui a erosão e aumenta a absorção de água. Dessa forma, a planta adoece menos e ainda fica mais bonita. Temos análises de macro e micronutrientes dos lotes de adubo que produzimos, fique à vontade para solicitá-las a qualquer momento.

Quais são as formas de pagamento disponíveis?

Você pode pagar a mensalidade do Ciclo Limpo de algumas maneiras: cartão de crédito se você fizer a adesão pelo site; também aceitamos pagamentos em dinheiro, cheque ou transferência bancária, em casos nos quais a adesão for feita pessoalmente com a gente, ou se assim você preferir.

É possível mudar futuramente minha forma de pagamento?

Claro, se por um acaso você precisar ou quiser trocar sua forma de pagamento, fique tranquilo, é só entrar em contato com a gente via e-mail ou telefone que realizamos a troca.

E se eventualmente eu quiser congelar minha assinatura?

Se for viajar ou quiser por qualquer outro motivo suspender temporariamente sua assinatura, também não tem problema, é só entrar em contato conosco por e-mail ou telefone que congelamos a assinatura e você não será cobrado nesse tempo.

Como funciona o pagamento via cartão de crédito?

Se optar pelo pagamento com o cartão de crédito, o valor da sua assinatura chegará todo mês na fatura do seu cartão. A cobrança é automática e você não precisa se preocupar em cadastrar os dados do seu cartão todo mês.

O Ciclo Limpo aceita quais bandeiras de cartão de crédito?

Atualmente, aceitamos praticamente todas as bandeiras.

Se eu optar pelo pagamento via boleto, quando será o vencimento dele?

Ainda não temos essa opção de pagamento. Em breve estará disponível.

E se eu quiser mudar a data de emissão do boleto?

Ainda não temos essa opção de pagamento. Em breve estará disponível.

Se eu tiver algum problema, posso receber meu dinheiro de volta?

Devolvemos o valor da mensalidade nas seguintes situações: falha nas coletas ou cobranças indevidas. Se cobrarmos o valor de um pacote diferente do seu ou se a assinatura for cobrada mesmo em situações de congelamento combinadas entre a gente, fique tranquilo pra nos ligar ou mandar uma mensagem. Ficaremos sempre felizes em atendê-lo e corrigir qualquer problema.

Como faço se eu quiser cancelar a assinatura do Ciclo Limpo?

Você pode realizar o cancelamento da assinatura do Ciclo quando quiser entrando em contato com a gente. Só pedimos pra que nos avise de preferência antes da emissão da próxima fatura.

Produzo bastante resíduo e quero fechar o ciclo com bastante praticidade e rapidez, qual o melhor pacote pra mim?

O melhor pacote pra você é o Pacote Residencial Semanal. Com ele, a coleta dos seus resíduos começa logo que aderir ao Ciclo Limpo. Nossos coletores passarão em sua casa uma vez por semana para coletar seus resíduos orgânicos, tornando o processo confortável prático pra você.

Tenho vizinhos que também topariam fechar o Ciclo, que pacote escolhemos?

Que ótima notícia! Se tiver vizinhos que compartilham do mesmo interesse pelo Ciclo, a melhor escolha pra vocês é o Pacote Coletivo. Nele, vocês aderem juntos ao Ciclo Limpo e em troca têm um desconto na mensalidade e com a mesma praticidade de ter seus resíduos buscados em casa. O impacto gerado também é muito maior!

Eu moro sozinho e gero pouco resíduo, existe alguma alternativa pra mim?

O Ciclo Limpo também oferece a possibilidade do Pacote Domiciliar Quinzenal pra quem produz pouco resíduo orgânico. Nesse pacote, as coletas são feitas só de 15 em 15 dias, permitindo assim que dê tempo de você encher seu balde.

Existe algum tipo de pacote para restaurantes, escolas, supermercados, grandes geradores em geral?

Sim! O Ciclo Limpo oferece uma alternativa pra você que é responsável por uma empresa: nosso Pacote Comercial. As coletas podem ser realizadas mais vezes por semana e em maior quantidade para recolher todos os resíduos que precisar. Basta entrar em contato para que possamos montar um orçamento que atenda perfeitamente às suas necessidades.